As pessoas deste blog mostram graves problemas mentais (principalmente o seu Administrador). O que aqui se escreve é pura ficção (ou então não), estejam bem atentos e de olho bem aberto!

terça-feira, maio 16, 2006

Sondagem

Vote na Sondagem que está aqui do lado direito, para assim mostrar a opinião do povo da nossa Vila.


Para mais informações sobre o assunto carregar AQUI

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nuclear já e sem medos...

Muito se tem dito e escrito sobre a introdução da energia nuclear em Portugal...

Respeitando quem tenha opinião diferente da minha, não posso estar mais a favor deste tipo de energia...

Assim, tendo todas as energias vantagens e desvantagens, vou aqui deixar FACTOS e juízos de valor que ponho à vossa consideração.

O nuclear tem as seguintes vantagens:
-O combustível é barato
-É a fonte a mais concentrada de geração de energia
-O resíduo é mais o compacto de toda as fontes
-Base científica extensiva para todo o ciclo
-Fácil de transportar como novo combustível
-Nenhum efeito estufa ou chuva ácida

Como principais desvantagens apontam-se:

-É a fonte de maior custo por causa dos sistemas de emergência, de contenção, de resíduo radioactivo e de armazenamento. (note-se que o encarecimento desta energia prende-se com o seu elevado grau de segurança, nomeadamente ambiental!!!)

-Requer uma solução a longo prazo para os resíduos armazenados

-Proliferação nuclear potencial (note-se POTENCIAL)

Numa altura em que assistimos a um crescente aumento do preço do petróleo com a consequente subida do custo de vida, não podemos deixar de pensar em energias alternativas, até porque, estima-se que dentro de 50 anos estejam esgotadas todas as reservas de petróleo.

Apesar de ser também favorável à implementação de energias renováveis como a solar e eólica, tendo em consideração as propícias condições climatéricas do nosso país!!!

Temos de aceitar que este tipo de energias renováveis não são, para já, economicamente viáveis (o equipamento é caro de se manter e necessita de armazenamento de energia de alto custo, nomeadamente as baterias) e além disso estão sujeitas a uma grande margem de incerteza, uma vez que estão altamente dependentes do clima, incerteza essa que o país não pode suportar, sob risco de um apagão generalizado!!!

O local de implementação?! Sendo eu um Mogadourense que quer ver a sua terra (e país) na vanguarda da energia não tenho qualquer problema em receber de braços abertos a central nuclear...

Quanto aos mais cépticos, deixo-lhes aqui uma nota, bem junto à nossa fronteira, Espanha tem várias centrais nucleares, caso aconteça algum desastre não estamos imunes, bem longe disso...

Para finalizar deixem-me que lhes diga que o estigma de Chernobyl tem de ser superado, até porque temos de ter em atenção o contexto em que esse desastre aconteceu…foi na Ex-URSS, onde os níveis de segurança deixavam muito a desejar e o conhecimento cientifico quanto a este tipo de energia era incomparavelmente inferior ao de hoje, só assim se compreende a ligeireza com que todo o processo de “manutenção do reactor 4” decorreu, note-se que o reactor que explodiu ia ser desactivado no dia seguinte…

Ah, na Finlândia já se está a apostar numa energia nuclear de 3ª geração, afinal podemos importar não só o modelo de educação como também o nuclear 3G!!!

Abraço

Pedro O.

17:33

 
Blogger Nandinho Jr. said...

Ora é bom saber que há mais gente fazendo a mesma pergunta.

Seria natural dizer nuclear sim, mas vendo todos os pontos negativos faz-me pensar duas vezes. O nosso amigo Pedro não se extendeu muito no que toca aos problemas do nuclear. A verdade é que em troca de um aumento significativo na energia, que nos faria auto-suficientes, o preço a pagar no futuro seria elevado. Será mesmo necessário tomar uma medida tão arrojada? Não teremos outras alternativas? Por vezes esta história do nuclear soa a solução fácil de obter sem olhar a custos. Coisa vinda de um filme de 3ª categoria..

Assim, embora não discordar completamente, continuo a achar que não é a melhor solução.

18:12

 
Blogger !nsurrecto said...

Mas que alternativas? A eólica não chega e o petróleo bai acabar...

18:45

 
Blogger Nandinho Jr. said...

Uma combinação de vento, água e sol, tudo fontes inesgotáveis, seria suficiente. Mas é preciso que os senhores que mandam, acreditassem nestas medidas.

De certa forma, somos um país previligiado. Temos água com abundância, sol nunca nos faltou e vento igual. Só não somos capaz de aproveitar o que nos é dado..

12:43

 
Blogger !nsurrecto said...

Mas para Portugal qual a diferença entre a central estar em Espanha (na fronteira), em Mogadouro ou em Lisboa?

O Risco será sempre o mesmo.

13:31

 
Blogger !nsurrecto said...

Mas em mogadouro bastava ligar os cabos à central de Tó e estava o assunto resolvido... :P

12:44

 

Enviar um comentário

<< Home